top of page
Search

A IMPORTÂNCIA DO RITUAL

  • Jé Mariano
  • Nov 9, 2022
  • 2 min read


Como muitas pessoas e empresas, eu desenvolvi o meu ritual em forma de bordão sem querer. Não sabia que estava criando algo que iria impactar a minha comunicação. O "bom dia minhas fia” me acompanha até hoje. As pessoas me encontram na rua ou no shopping e me cumprimentam com o bordão. E assim descobri o poder do ritual e como ele pode te ajudar a ser memorável.


As marcas e seus rituais

A Starbucks anota o nome(errado, de propósito.) no copo e te chama quando o pedido está pronto. A cerveja Corona criou o ritual de colocar uma fatia de limão. Red bull “te dá asas”. Pessoas de influência utilizam bordões. Marcas e personalidades criam um ritual único que envolve os clientes e torna a experiência única.


A importância do ritual

Rituais fazem parte da humanidade desde o início de nossa existência. Serviam tanto para criar um senso de familiaridade quanto significava não ser devorado por um predador. Criar uma rotina é um mecanismo do cérebro para economizar energia e automatizar uma tarefa. Você possui rituais e nem se dá conta; seja um ritual matinal, um ritual de família ou casal de fazer coisas juntos, no caminho da empresa, quando chega em casa, convidar alguém para tomar um café, etc…

Em resumo, rituais fazem parte de nossas vidas e conectam pessoas.

Neste ponto você pode estar pensando, mas como um ritual pode ajudar na comunicação da minha empresa? Justamente por criar este senso de familiaridade. As pessoas gostam e buscam por isso. Criando esta rotina aproxima as pessoas de você e do seu negócio. É algo fácil de fazer? Nem sempre. Mas uma vez desenvolvido é algo simples de implementar, e te ajuda na criação de conteúdo.


Algumas dicas para você desenvolver seu ritual:

1- Modifique ou adote um comportamento existente.

2- Conte uma história que desperte uma conexão emocional.

3- Envolva o cliente fisicamente através de ações, cheiro, movimento, etc.

4- Personalize a experiência.

5- Tem que ser simples e fácil de replicar.

6- Tem que ser natural. Não pode parecer forçado.

7- Não tenha medo de ser repetitivo.


Além de ser uma ótima forma de ser lembrado você se diferencia da concorrência que muito provavelmente não utiliza um ritual.


Veja 2 exemplos de pessoas que sigo que utilizam muito bem o ritual:

Raul Sena do Investidor Sardinha inicia os seus vídeos de youtube com o bordão “Então vamos lá!”




Eloi Olsen, escultor em madeira, fala em praticamente todos os seus vídeos no Instagram: “Olá, sou eu de novo! Fiquem com Deus.” Pode parecer simples e repetitivo, porém quando você lê os comentários e o engajamento que esse frase gera é de impressionar.




Deixe nos comentários se você já usa algum tipo de bordão ou ritual e como as pessoas interagem com isso.

 
 
 

Recent Posts

See All
PAUTAS QUENTES.

Quando pensamos em divulgação nas redes sociais as pessoas costumam olhar para dois aspectos na hora de criar conteúdo: para o Instagram...

 
 
 

تعليقات


  • TikTok
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

© 2022 by Jé Mariano.

bottom of page